Erro “Service Unavailable” em sites

Nos servidores de planos partilhados em Windows, cada site possui um máximo de 220mb de memória para correr. Normalmente 220mb são mais que suficientes para um site com um tráfego normal. No entanto por vezes mesmo com pouco tráfego devido á programação efectuada no site, ao tipo de base de dados usado e suas ligações, assim como o uso de sessões, provoca que uma simples visita a um site baste para ocupar bem mais que os 220mb e isso faz com que a memória faça um reset.

Algumas vezes a ultrapassagem é tão grande que provoca um erro em memoria. Quando acontece 5 erros desses seguidos, o servidor auto-protege-se, provocando um SERVICE UNAVAILABLE, para evitar que o site deite o servidor abaixo e provoque graves problemas não só ao cliente em questão como a todos os outros presentes no servidor em questão.

Nestes casos o que há a fazer é simples:

a) optimizar ao máximo o código e queries a bases de dados
b) se tiver bd access, mudar para bd mysql (na maioria das vezes o access é o grande culpado)
c) em vez de sessões baseadas em memoria, usar sessões baseadas apenas e só em cookies

Em último caso se não poder fazer nada destas operações, então terá de fazer o upgrade para plano VPS onde não existe limite de memórias e é ideal para este tipo de sites que consumem muita memória.

Sobre grandechefe

Autor de vários artigos sobre tecnologia. Trabalha na internet desde 2001 com experiência em registo e alojamento de domínios web.

Deixe seu comentário

*