Instalação do Script Joomla

Com este tutorial iremos explicar passo a passo como efectuar a instalação do script  JOOMLA. Pode efectuar o download deste script aqui ( download )

Após o download e para começar a instalação, terá de descompactar o ficheiro ZIP para o seu computador. Em seguida transferir os ficheiros do Joomla para o seu servidor via ftp. Os ficheiros de instalação do Joomla terão de ser transferidos para a raiz do seu site.

Veja como efectuar o upload de ficheiros via ftp no artigo Instalar e configurar programa FTP

Com os ficheiros transferidos para o seu servidor, aceda a instalação do Joomla através do seu browser digitando o endereço do seu site, exemplo http://www.seudominio.com. Se transferiu a pasta Joomla, o seu site será acedido como www.seudominio.com/joomla em vez de www.seudominio.com ( o mais correcto será transferir os ficheiros para a raiz do do seu site )

Vamos então começar com a instalação do Joomla passo-a-passo

Passo 1 –   Seleccionar o idioma que pretende (conforme imagem em baixo) e em seguida, pressione o botão “Seguinte” no canto superior direito para continuar.

Passo 2 – Executa uma série de verificações de sistema e servidor, para garantir que o Joomla será capaz de instalar e funcionar correctamente. A parte superior de itens deve estar a verde e “Sim“. Se alguns não estiverem (vermelho e dizer “não”), então terá de tomar medidas para corrigi-los. A secção inferior de itens não são obrigatórios, mas são recomendadas para garantir que o Joomla funcione sem problemas. Clique no botão “Seguinte” para continuar.

Passo 3 – Licença GNU. Este é o contrato de licença do software para uso do Joomla. Simplesmente requer que pressione “Seguinte” após a revisão da licença.

Passo 4 – Configuração da base de dados ( veja aqui como criar uma base de dados no seu alojamento )

Aqui terá preencher as seguintes opções:
– Tipo base de dados ( selecione MySQLi ) ,
– Nome do servidor ( neste caso LOCALHOST )
– Nome de utilizador
– Nome da base de Dados
Clique no botão “Seguinte” para continuar.

Passo 5 – Configuração do FTP. Este passo é desnecessário para a maioria dos sites. Clique no botão “Seguinte” para continuar.

Passo 6 – O último na instalação do Joomla: a configuração do site. Aqui terá de adicionar o nome do site, nome de utilizador ( por defeito coloca admin ), senha do administrador e o endereço de e-mail do administrador. Depois de preenchidos todos os campos clique no botão “Seguinte” para continuar.

Passo 7 – O passo final. O Joomla está agora instalado! Deve remover a pasta de instalação, esta precisa ser removida por razões de segurança, para impedir que o Joomla seja reinstalado sobre a instalação já existente. Clique no botão Remover Pasta de Instalação.

Em seguida clique no botão Painel de Administração ( no canto superior direito ) para aceder a administração do Joomla.

Passo 8 – Acesso a administração. Nesta opção poderá então aceder a administração do site. Utilize a password que inseriu no passo 6 e o username também indicado.

Passo 9 – Após ter efectuado o login na administração do site, irá ter acesso a uma área de trabalho conforme mostra a imagem em baixo. Aqui poderá então começar a trabalhar na construção do seu site.

Sobre grandechefe

Autor de vários artigos sobre tecnologia. Trabalha na internet desde 2001 com experiência em registo e alojamento de domínios web.

Deixe seu comentário

*