Instalação do Script Moodle

Com este tutorial iremos explicar como efectuar a instalação do script MOOLDE no seu site. Pode efectuar o download deste script aqui ( download )

Após o download terá de descompactar o ficheiro ZIP para o seu computador e em seguida transferir os ficheiros do MOODLE para o seu site via ftp. Os ficheiros de instalação do MOODLE terão de ser transferidos para a raiz do seu site. Veja como efectuar o upload de ficheiros via ftp no artigo Instalar e configurar programa FTP

Apos a transferência dos ficheiros via ftp para o seu site, aceda a instalação do MOODLE através do seu browser inserido o endereço do seu site, exemplo http://www.seudominio.com. Se transferiu a pasta moolde, terá de aceder como www.seudominio.com/moolde em vez de www.seudominio.com ( o mais correto será transferir os ficheiros para a raiz do do seu site )


Vamos então iniciar a instalação do Moodle.

1. Apos ter colocado o endereço para a instalação do moodle irá obter a opção de escolha da língua. Escolha o seu idioma e clique em “Próximo” para continuar.

2. Neste passo irá confirmar os caminhos para a instalação do moodle. Os caminhos já irão aparecer inseridos e não precisará de efectuar alterações. Clique em “Próximo” para continuar.

3. Na janela seguinte irá obter a informação do tipo de base de dados  MySQL.  Estará por defeito Improved MySQL(native/mysqqli), não necessita de alterar. Basta clicar em “Seguinte” para continuar.

4 – Na página Configurações da base de dados, terá de preencher as seguintes informações:

– Servidor da base de dados: localhost
– Nome da base de dados: O nome completo da base de dados que criou
– Utilizador da base de dados: O nome completo do user da base de dados que criou
– Senha da Base de dados: A senha que colocou na criação do user da base de dados
( veja aqui como criar uma base de dados no seu alojamento )

Pode deixar o prefixo da base de dados que esta por defeito, pois é automaticamente preenchido pelo Moodle. Deixe a opção socket desactivada. Clique em “Seguinte” para continuar.

5. Rever as informações de direitos autor e de licença e clique em “Continuar” se leu e compreendeu as condições.

6. Na parte inferior da página, deve encontrar a mensagem “O seu servidor cumpre todos os requisitos mínimos.” Clique em “Continuar” para concluir a instalação.

7. Este próximo passo pode demorar alguns minutos a ser concluído. Uma vez concluído, verá uma lista de itens que foram instalados, junto com uma mensagem de sucesso em cada. Vá até o final da página e clique em “Continuar”.

 

8. Neste passo, irá configurar a sua conta de administrador de acesso ao Moodle. Terá de preencher os seguintes campos:

– Nome de utilizador ( por defeito vem preenchido com admin ) Recomendamos que altere o nome do user padrão “admin” para outro com maior grau de dificuldade para ajudar a proteger as suas informações de conta.
– Nova Senha ( coloque uma senha com elevado grau de dificuldade )
– Nome e Apelido
– Endereço de e-mail do administrador
– Cidade/Estado
– Seleccionar um pais

Assim que tiver preenchido toda a informação solicitada, clique em “Atualizar Perfil” para continuar.

9. Para definir as configurações da página principal do seu site, preencher as informações solicitadas:

– Nome completo do site
– Nome curto do site ( uma única palavra )
– Descrição na pagina principal.

Assim que tiver preenchido toda a informação, clique em “Gravar Alterações” para concluir a instalação.

10. Irá então ter acesso a uma área de trabalho, conforme mostra a imagem em baixo. Aqui poderá então começar a trabalhar na construção do seu site.

Sobre grandechefe

Autor de vários artigos sobre tecnologia. Trabalha na internet desde 2001 com experiência em registo e alojamento de domínios web.

Deixe seu comentário

*