Instalar e configurar programa FTP – FlashFXP

Tal como feito para o cliente de FTP Filezilla, este artigo explica como configurar um outro cliente de FTP, neste caso o FlashFXP.  Depois de terminado o download da aplicação , executamos o ficheiro e procedemos à sua instalação.

Após a instalação do programa de FTP no seu computador daremos inicio a configuração do acesso FTP ao seu site. Nesta configuração terá de utilizar os dados de acesso ao alojamento, enviados pela sua empresa de Hosting.

» Configurar um Site

Quando inicia pela primeira vez o FlashFXP no menu Iniciar, (Iniciar – programas – FlashFXP) irá aparacer uma janela como a seguinte.


Como pode verificar esta sem qualquer tipo de informação, então o primeiro passo será criar um perfil para o seu site na opção Site Manager. Para abrir a Gestor de Sites pressione a tecla F4 do seu teclado ou vá para Sites – Site Manager no menu. Irá obter a seguinte janela no Site Manager

Em Site Manager pode adicionar os seus sites facilitando assim o seu acesso. Pode adicionar quantos sites quiser e organizá-los em grupos. Para criar um perfil para o seu site clique no botão de New Site. Irá então obter uma janela de diálogo pedindo que digite um nome para seu site.

Após inserir o nome do site clicar em OK. Irá voltar para a caixa de diálogo Site Manager onde irá digitar agora a informação de acesso ao ftp do seu alojamento.

  1. Na opção Connection Type terá de estar indicado “FTP“. Geralmente esta opção já se encontra por defeito.
  2. No campo Address introuduz o FTP Host que será do tipo ftp.seudominio.com ou o IP do servidor.
  3. A seguir aparece o campo da Porta. A porta por defeito depende do tipo de conexão que definimos em cima. Neste caso, a porta por defeito será a 21 e não será preciso alterar.
  4. No campo Username, terá de inserir um nome de utilizador que lhe permitirá ter acesso ao servidor FTP.
  5. O próximo campo será a Password. Aqui tem que digitar a senha que lhe foi fornecida e juntamente com o username, permitirá que aceda ao seu alojamento.
  6. Clique no botão Apply para salvar o seu site

Sempre que pretender aceder ao seu site e para abrir a gestor de sites pressione a tecla F4 do seu teclado ou vá para Sites – Site Manager no menu.

Sobre grandechefe

Autor de vários artigos sobre tecnologia. Trabalha na internet desde 2001 com experiência em registo e alojamento de domínios web.

Deixe seu comentário

*