O que é um domínio de internet ?

Na prática um domínio de Internet é o nome pelo qual o seu site vai ser conhecido na Internet a nível mundial e que permite aos visitantes acederem a sua página através de um browser.
É importante que este nome seja fácil e apelativo, estando normalmente ligado ao nome de uma empresa, produto ou serviço, sendo possível registar um domínios web em vários TLD’s (Top Level-Domain) desde que estejam livres e cumpram as regras definidas pelas entidades administradoras dos mesmos TLD’s.

Exemplos:

rumonet.pt – .pt é um TLD associado a Portugal
rumonet.com – .com é um TLD genérico
rumonet.info– .info é um TLD genérico
rumonet.es– .es é um TLD associado a Espanha

» Como escolher o nome ideal para o meu site?

1. Escolha um nome simples composto apenas por uma palavra. Se precisar de juntar palavras não utilize o sinal “” pois geralmente causa dificuldades ex: mao-de-obra.com. É mais simples: maodeobra.com.

2. Preferencialmente não junte duas letras iguais ex: aguaazul.com ou ideiassoberbas.com.

3. Evite utilizar nomes em Inglês ou qualquer nome que tenha escrita e memorização difícil. Não utilize palavras que possam causar dúvidas na hora da escrita.

4. Evite utilizar palavras que tenham as letras ç ou ã pois apesar de já ser possível registar domínios com acentuação existem ainda algumas dificuldades técnicas (externas à hocnet.pt) para implementar domínios com este tipo de caracteres. Se pretender registar um domínio com acentos, propomos que registe o domínio sem acentos também.

5. Pense bem antes de registar um nome, pois após o registo não é possível alterar. Se o nome que escolheu já se encontrar registado, escolha outro ou tente registar em outras terminações (outro TLD) .net, .org, .info, .biz (etc).

6. Faça a aquisição do seu domínio numa empresa sólida, credível e com provas dadas no mercado. Um domínio é um activo valioso e que estará sempre relacionado com a sua página. Não corra o risco de o perder

» Para que serve um domínio de Internet

Cada computador ligado à Internet necessita de um endereço para ser localizado pela linguagem da rede chamada de IP ou Internet Protocol.

Os endereços IP são compostos por uma sequência de números, como por exemplo 195.216.127.23. Para consultar um site Internet o seu browser necessita do endereço IP onde o site está alojado. Como endereços de IP não são fáceis de memorizar, o recurso é a atribuição de nomes que facilitam a memorização e localização não só de sites, mas de qualquer coisa que se deseje achar na rede.

Estes nomes são normalmente chamados de “domínios” (por exemplo: rumonet.pt).

Sobre grandechefe

Autor de vários artigos sobre tecnologia. Trabalha na internet desde 2001 com experiência em registo e alojamento de domínios web.

Deixe seu comentário

*