Como enviar ficheiros grandes por email – serviços de partilha de ficheiros online

Formas de enviar emails com grandes ficheiros

Nunca se perguntou como pode enviar por email aquele álbum ou aquele filme que outra pessoa gostaria muito de ver e que não há outra forma de o fazer sem ser enviando-o? Chegou então ao sítio certo! Nos próximos passos vamos mostrar-lhe as várias formas de o fazer, mesmo que nenhuma delas seja exactamente o envio de um email.

1º passo: saber o tamanho do ficheiro para enviar e o tempo necessário

Antes de tudo deverá ter noção do ficheiro que está a tentar enviar. É mesmo demasiado grande? Só deve considerar demasiado grande para enviar por email a partir dos 20Mb, até a esse valor, apesar de o seu Outlook poder dizer que é demasiado grande, serviços como o Gmail e o Yahoo aceitam envios até esse tamanho. No entanto, e caso seja mesmo um ficheiro de grandes dimensões vamos então escolher as hipóteses que tem para o enviar.

2º passo: escolher um serviço de partilha de ficheiros online

Depois de ter a certeza que o ficheiro não pode realmente ser enviado por email, para o compartilhar apenas lhe resta uma das duas soluções no título acima. Para isso vamos analisar caso a caso o que poderá fazer.

Escolher um serviço online de envio de ficheiros

Para enviar um ficheiro o processo é quase sempre muito simples. Tudo o que terá de fazer é ir até a um site de partilha de ficheiros “na nuvem” e fazer o upload do seu ficheiro. A partir do fim desse mesmo upload, o serviço deverá dar-lhe instruções sobre como possibilitar o acesso de qualquer pessoa a esse ficheiro (e a partir daí pode partilhá-lo com qualquer pessoa online).

Para o ajudar, disponibilizamos de seguida alguns serviços onde pode pôr os seus ficheiros e posteriormente partilhar com muitas pessoas sem nenhum esforço. Chamamos só a sua atenção para o facto de alguns destes serviços serem gratuitos, outros gratuitos mas com baixas restrições e outros ainda, unicamente pagos. Segue então a lista:

weTransfer –  Este com a vantagem de ser português e muito mais fácil de utilizar. Completamente aconselhado para os utilizadores mais simples.

YouSendit  – pode partilhar o seu ficheiro durante os primeiros 14 dias de forma gratuita sem quaisquer restrições de tamanho ou tráfego. O ideal para a maior parte das situações.

Dropbox – um dos mais reputados serviços de partilha de ficheiros que também pode servir para esta finalidade. Quem conhece a forma como funciona o DropBox sabe que pode ser ligeiramente complicada ao início mas é plenamente rentável a longo prazo. O serviço tem limitações apenas ao nível do espaço para planos gratuitos.

SugarSync – Mais um sistema na lógica do YouSendIt que fornece um período grátis até 5Gb para experimentar. Na maioria dos casos será mais do que suficiente.

Google Drive – o mais recente no mercado e com a marca Google que traz toda a sua experiência e fiabilidade atrás.

Outras alternativas haveriam a listar mas essas seriam apenas para casos muito especificos. Caso tenha alguma dúvida a nossa caixa de comentários está à espera das suas sugestões.

Sobre Gonçalo Cabral

Autor de vários artigos sobre tecnologia e um fanático pela Briosa. Trabalha na internet desde 2005 com vários websites profissionais já concebidos. Dedica-se ao estudo de questões de usabilidade e interessa-se constantemente pelas evoluções na web.

Comentários

  1. sergio passos diz:

    descobri recentemente o wesend.pt, experimentei e gostei muito ainda por cima portugues. fika a dika

  2. Essas formas de enviar ficheiros são seguras?

  3. ANA SANTOS diz:

    Boa tarde
    Só gostava que me explicassem. Eu recebo imensos e.mails com anexos em powerpoint bastante grandes como por exemplo imagens de Lisboa antiga com musica e tudo e também recebo com imensas fotografias, um destes ultimos que recebi tinha 49 fotografias e nada disto vem em ficheiros de partilha ou com links, vem mesmo em anexo. Eu não consigo mandar mais do que 5 fotografias e quando faço um powepoint nunca o consigo mandar por e-mail como anexo normal. Porque será

    • Boas! 😀

      Pode também ser de quem envia um email, por exemplo o Hotmail tem um limite de 30MB se não estou em erro, mas outros serviços de email podem permitir um tamanho maior.

  4. José Figueiredo diz:

    No powerpoint pode criar um album de fotografias em inserir.
    Selecione a pasta onde estão as fotos.
    Selecione as fotos.
    Fica criado um conjunto de diapositivos.
    Num dos diapositivos selecione a imagem e no topo vai aparecer uma etiqueta (ferramenta de imagens).
    Se selecionada ir a comprimir imagens e em opcões escolher 150dpi ou 96 dpi.
    O ficheiro fica mais pequeno e pode ser guardado como .ppt, .pptx ou .pps, .ppsx(apresentação em ecran total).

    Mas para ficar mesmo comprimido pode-se guardar como .JPEG, em outros formatos.
    É criada uma pasta com as fotos em jpg.

    Agora temos de criar um novo album a partir destas fotos e é surpreendente como o figheiro fica tão leve e com a mesma qualidade.

Deixe seu comentário

*